quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Curiosidades impressionantes sobre pais, filhos e procriação

procriacao
O tema procriação tem histórias impressionantes já relatadas. Nós vamos relembrar alguns destes fatos que, com certeza, vão causar espanto:
1- O pai mais novo
Com apenas 12 anos, Sean Stewart, morador de Sharnbrook em Inglaterra, foi pai de um bebê de 2.7 Kg. Isso foi em  20 de Janeiro de 1998. Ele não trabalhava, mas teve direito à licença à paternidade, com uma folga na escola para ele poder ir ao hospital acompanhar  o parto da sua (também pré-adolescente) namorada Emma Webster .
1 – A Mãe mais jovem
Lina Medina,  uma peruana da cidade de Lima, deu à luz um bebê com 2,9 Kg. A idade? 5 anos e 7 meses! Isso foi em 1939 e Lina teve de fazer uma cesária. O bebê foi criado pelo seu irmão e só descobriu que Lina era sua mãe aos 10 anos de idade. A menina tinha um desequilíbrio hormonal, que gerou a puberdade precoce e a primeira menstruação aos 3 anos de idade.
3 – A Mãe mais velha
Em julho de 2008, a indiana Omkari Panwar teve gêmeos aos 70 anos. E ela já era avó de cinco crianças quando mais dois filhos, um menino e uma menina, nasceram de cesárea após Omkari realizar uma fertilização in vitro. Ela e o novo companheiro, Charam Singh, queriam ter um menino, o que não havia acontecido até então. Antes de Omkari, a espanhola Maria Carmen del Bousada era a mulher mais velha a ter tido filhos, aos 66 anos.
4 – O pai mais velho
O indiano Ramjeet Raghav recebeu um herdeiro em outubro de 2012, aos 96 anos. Mas ele já tinha sido classificado como o “pai mais velho do mundo”, antes, quando teve outra criança com 94 anos. A mulher, Shakuntala, tinha 60.
5 – A avó mais jovem
Mum-Zi, uma mulher pertencente ao harém do Chefe Akkiri, na ilha de Calabar, Nigéria, foi mãe com apenas 8 anos e 4 meses. Um absurdo! A sua filha também foi mãe aos 8 anos, e  Mum-Zi foi avó com 17 anos!
6 – O avô mais jovem
Dale Wright tornou-se no avô mais jovem, com 29 anos de idade porque seu filho (que ele colocou ao mundo com 14 anos)  também foi pai aos 14.
7 – Homem com mais filhos
O último imperador de Marrocos, Moulay Ismail, que viveu  entre 1646-1727, teve uma quantidade enorme de descendentes com suas concubinas imperiais. Em 1703 já tinha pelo mesmo 342 filhas e 525 filhos; por volta de 1721 dizia-se que já tinha 700 descendentes masculinos. Mas não há como ter exatidão nos dados.
8 – Mulher com mais filhos
Segundo o “Livro dos Recordes do Guinness 2001″, o maior número de crianças nascidas da mesma mãe é de 69. A façanha pertence à primeira mulher de Feodor Vassilyev, cujo nome não se sabe. Entre 1725 e 1765, num total de 27 partos, ela deu à luz 16 pares de gêmeos, 7 trigêmeos e 4 quadrigêmeos. Deste total, 67 deles sobreviveram até à adolescência.
9 – Bebê gigante
Muhammad Akbar Risuddin, nascido em setembro 2009, na Indonésia, nasceu com o tamanho e peso de um bebê de 9 meses. Com 8,7 quilos e 62 centímetros, o feto foi confundido com gêmeos ainda na barriga da mãe, Ani. No Brasil, o maior beb6e que se tem notícia nasceu em janeiro de 2005. Ademilton dos Santos tinha oito quilos ao vir ao mundo! Porém, segundo o Guinness Book of World Records, o maior bebê foi a canadense Anna Bates, quem pariu, em 1879. Ele pesava 10,8 quilos,  mas não resistiu e morreu 11 horas após o nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário